AS DIMENSÕES SISTEMÁTICAS DA INICIAÇÃO CRISTÃ: Cristológico-trinitária, Eclesiológica, Pneumatológico-escatólogica e Antropológica
Dimensão Cristológico-trinitária, Cristo
é a expressão da trindade: imagem humana da Trindade: quem me viu, viu o Pai.
OS SACRAMENTOS EXISTEM POR VONTADE DE CRISTO. Os sacramentos inserem-nos no
mistério de Cristo. Somos com Cristo. A vida inteira do cristão está sob a
graça de Deus em Cristo. Antes de toda ética, moral, legalidade, o cristão é
filho de Deus, movido pelo Espírito Santo e iluminado pela Palavra.
Dimensão Eclesiológica. A salvação na Igreja e
pela Igreja. É preciso compreender a grande diferença: discípulo de Cristo e a
Instituição. É preciso converter, fazer-se batizado e receber o dom do Espírito
Santo. A vida do cristão se dá na comunidade Eclesial. Pelo batismo e pela
confirmação, o homem começa a fazer parte, a ser membro da comunidade dos
salvos, de tal modo que possa, a partir daí, participar do dinamismo dessa
comunidade, especialmente de forma central na eucaristia. Existe uma relação
entre a salvação de Cristo na Igreja. O homem é salvo por Cristo na Igreja, por
meio da Igreja. Sentido de Igreja: à maneira de um sacramento ou sinal e
instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano. Igreja
comunhão com a Trindade. Igreja enviada como missão. Quando se fala de
sacramento da fé, se trata da fé da Igreja. A fé da Igreja constitui os
sacramentos. O efeito do
sacramento da Iniciação é a configuração com Cristo.
Dimensão Pneumatológico-escatológica.
As dimensões cristológica e eclesiológica entrelaçam. É o mistério de Cristo
que possibilita a efusão do Espírito Santo. A Igreja é a comunidade onde a
realidade escatológica está presente e operante, no mistério. O Espírito Santo
é o dom fundamental dado à Igreja e a cada um dos cristãos. É a caridade de
Deus que move o homem cristão a viver segundo Cristo.
Dimensão Antropológica. O
batismo-confirmação, sacramento da fé. O batismo é o sacramento da encarnação
do quérigma. Uma coisa é a fé que se experimenta e outra a ação da fé na
pessoa. A relação entre fé e batismo é constante. Pelo batismo, o homem se
integra à comunidade de fé.
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