segunda-feira, 29 de julho de 2013

Dimensões Sistemáticas da Iniciação Cristã

AS DIMENSÕES SISTEMÁTICAS DA INICIAÇÃO CRISTÃ: Cristológico-trinitária, Eclesiológica, Pneumatológico-escatólogica e Antropológica



Dimensão Cristológico-trinitária, Cristo é a expressão da trindade: imagem humana da Trindade: quem me viu, viu o Pai. OS SACRAMENTOS EXISTEM POR VONTADE DE CRISTO. Os sacramentos inserem-nos no mistério de Cristo. Somos com Cristo. A vida inteira do cristão está sob a graça de Deus em Cristo. Antes de toda ética, moral, legalidade, o cristão é filho de Deus, movido pelo Espírito Santo e iluminado pela Palavra.

Dimensão Eclesiológica. A salvação na Igreja e pela Igreja. É preciso compreender a grande diferença: discípulo de Cristo e a Instituição. É preciso converter, fazer-se batizado e receber o dom do Espírito Santo. A vida do cristão se dá na comunidade Eclesial. Pelo batismo e pela confirmação, o homem começa a fazer parte, a ser membro da comunidade dos salvos, de tal modo que possa, a partir daí, participar do dinamismo dessa comunidade, especialmente de forma central na eucaristia. Existe uma relação entre a salvação de Cristo na Igreja. O homem é salvo por Cristo na Igreja, por meio da Igreja. Sentido de Igreja: à maneira de um sacramento ou sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano. Igreja comunhão com a Trindade. Igreja enviada como missão. Quando se fala de sacramento da fé, se trata da fé da Igreja. A fé da Igreja constitui os sacramentos. O efeito do sacramento da Iniciação é a configuração com Cristo.

Dimensão Pneumatológico-escatológica. As dimensões cristológica e eclesiológica entrelaçam. É o mistério de Cristo que possibilita a efusão do Espírito Santo. A Igreja é a comunidade onde a realidade escatológica está presente e operante, no mistério. O Espírito Santo é o dom fundamental dado à Igreja e a cada um dos cristãos. É a caridade de Deus que move o homem cristão a viver segundo Cristo.

Dimensão Antropológica. O batismo-confirmação, sacramento da fé. O batismo é o sacramento da encarnação do quérigma. Uma coisa é a fé que se experimenta e outra a ação da fé na pessoa. A relação entre fé e batismo é constante. Pelo batismo, o homem se integra à comunidade de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário