O significado de Teologia
Teologia: Theós + logía = Deus + ciência.
No centro da teologia está Deus.
Logo, teologia tem a ver com logia, palavra, saber, ciência.
HISTÓRIA
O termo teologia não encontra na Bíblia seu
nascimento semântico.
No NT tem os inspirados
de Deus – Theópneustos (2Tm 3,16)
e os aprendizes de Deus – Theodídaktoi
(1Ts 4,9).
O termo teologia vem do mundo grego pagão. O verbo theologeo significava discursar sobre os
deuses ou sobre cosmologia. Logo, theologos
era aquele que discursava sobre os deuses.
Platão usava o termo para discursar sobre os deuses.
Aristóteles usava no campo do saber sobre as causas necessárias, eternas e
imutáveis. Na teologia cristã antiga, o termo teologia conservou o significado
pagão de estudo dos deuses, ciência dos deuses. Logo, teologia significava
também ciência divina, conhecimento do mistério mesmo de Deus, de Cristo. Só na
Idade Moderna é que a teologia vai ter suas distinções: mística, ascética,
moral, apologética, positiva e escolástica. Da teologia antiga ficou somente a
dogmática ou sistemática.
Bom, teologia é antes de tudo, operação intelectual
humana. Configura-se determinado tipo de saber, de conhecimento, é um esforço
de compreensão que a inteligência humana empreende.
Para fazer teologia precisa ter fé. O ser humano
quer aprofundar, esclarecer, justificar seu ato de fé em Deus. Aqui, a teologia
é reflexão crítica, sistemática sobre a intelecção de fé. Logo, pela teologia
se busca a inteligência da fé. “Fides
quaerens intellectum”. [a fé que busca a inteligência]. É a fé que
constitui a base da teologia. Não há teologia sem fé, como não há fé sem
teologia, sem intelecção, sem aprofundamento. A teologia vai descobrir que a
verdade de Deus liberta (Jo 8,32).
Como católicos podemos definir a teologia assim:
atividade da fé, ciência da fé e função eclesial. Por que atividade da fé?
Porque nem tudo que se relaciona com Deus é teologia, portanto, para ser
teologia implica que o estudioso exerça uma “atividade de fé”. Por que ciência
da fé? Porque esta atividade segue as exigências da racionalidade de um
discurso estruturado e segundo regras bem definidas. Portanto, sem determinado
caráter científico, não se faz teologia. E por função eclesial? Por que
atividade de fé como exercício científico se fazem dentro da comunidade
eclesial e para ela.
LIBANIO, J. B.; MURAD, Afonso. Introdução à teologia: perfil, enfoques, tarefas. 6. ed. São Paulo:
Loyola, 2007.
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