domingo, 10 de novembro de 2013

Conhecimento Teológico, significado e cientificidade

O significado de Teologia


Teologia: Theós + logía = Deus + ciência.
No centro da teologia está Deus.
Logo, teologia tem a ver com logia, palavra, saber, ciência.

HISTÓRIA
O termo teologia não encontra na Bíblia seu nascimento semântico.
No NT tem os inspirados de Deus – Theópneustos (2Tm 3,16) e os aprendizes de Deus – Theodídaktoi (1Ts 4,9).
O termo teologia vem do mundo grego pagão. O verbo theologeo significava discursar sobre os deuses ou sobre cosmologia. Logo, theologos era aquele que discursava sobre os deuses.
Platão usava o termo para discursar sobre os deuses. Aristóteles usava no campo do saber sobre as causas necessárias, eternas e imutáveis. Na teologia cristã antiga, o termo teologia conservou o significado pagão de estudo dos deuses, ciência dos deuses. Logo, teologia significava também ciência divina, conhecimento do mistério mesmo de Deus, de Cristo. Só na Idade Moderna é que a teologia vai ter suas distinções: mística, ascética, moral, apologética, positiva e escolástica. Da teologia antiga ficou somente a dogmática ou sistemática.


Bom, teologia é antes de tudo, operação intelectual humana. Configura-se determinado tipo de saber, de conhecimento, é um esforço de compreensão que a inteligência humana empreende.
Para fazer teologia precisa ter fé. O ser humano quer aprofundar, esclarecer, justificar seu ato de fé em Deus. Aqui, a teologia é reflexão crítica, sistemática sobre a intelecção de fé. Logo, pela teologia se busca a inteligência da fé. “Fides quaerens intellectum”. [a fé que busca a inteligência]. É a fé que constitui a base da teologia. Não há teologia sem fé, como não há fé sem teologia, sem intelecção, sem aprofundamento. A teologia vai descobrir que a verdade de Deus liberta (Jo 8,32).

Como católicos podemos definir a teologia assim: atividade da fé, ciência da fé e função eclesial. Por que atividade da fé? Porque nem tudo que se relaciona com Deus é teologia, portanto, para ser teologia implica que o estudioso exerça uma “atividade de fé”. Por que ciência da fé? Porque esta atividade segue as exigências da racionalidade de um discurso estruturado e segundo regras bem definidas. Portanto, sem determinado caráter científico, não se faz teologia. E por função eclesial? Por que atividade de fé como exercício científico se fazem dentro da comunidade eclesial e para ela.

LIBANIO, J. B.; MURAD, Afonso. Introdução à teologia: perfil, enfoques, tarefas. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário