sábado, 20 de fevereiro de 2016

Reflexão do Primeiro Domingo da Quaresma

Primeiro domingo da Quaresma:
Todo ano fazemos este percurso de ir com Jesus à Jerusalém para, com Ele, celebrar a Páscoa.
Na Primeira Leitura estamos diante de um culto onde o fiel oferece a Deus o seu Dízimo. Com a sua oferta, apresenta também a Deus a sua fé. Estamos diante de uma profissão de fé. Quem realizou os prodígios, os milagres foi Deus. É Ele quem toma a iniciativa de libertar o seu povo do seu pecado – a escravidão. E Deus leva a uma terra boa. É o que a quaresma vai fazer pedagogicamente conosco.
Hoje inicia esta saída “do Egito da escravidão” para irmos até vitória da Cruz: a Cruz é a Terra prometida para todos nós. Na Liturgia quaresmal, recordamos que antes de éramos povo errante. E agora somos um povo numeroso: a Igreja.
E a Igreja prega e professa sua fé! Neste caminho de fé que a Igreja – nós – faz, como diz a segunda leitura, não há confusão, mas apenas fé. Não importa a nossa diferença: “judeu e grego”, carismáticos, tradicional, Pjpteiro; importa que “todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam”
Lucas nos apresenta o Evangelho das tentações: Jesus foi tentado no deserto.
Meus irmãos, em relação à vida, todos estamos no deserto a caminho da Páscoa definitiva; mas também posso dizer que estamos no deserto da vida terrena e ao mesmo tempo na Páscoa da Santa Eucaristia. Devemos ser espertos como Jesus. Ele venceu o demônio com o jejum e a Palavra. Ele fez bem a sua quaresma. Somente com o jejum e a palavra podemos vencer as tentações que se apresentam a nós.
Mas qual o jejum é eficaz? A própria palavra de Deus coloca em suspeita alguns modelos de jejuns corporais. Como os primeiros cristãos, façamos um jejum diferente, mais profundo e espiritual: “ o jejum do mundo”. Se abster de tantas coisas que o mundo nos oferece. Mais ainda: muitas vezes precisamos fazer um jejum de nós mesmos: das nossas ideias, das nossas imposições pesadas e escravizantes.
Para isso, devemos ter à nossa frente a Palavra de Deus. “Ela está perto de ti, na tua boca e no teu coração”. Ou seja, Ela é elemento importante e vital para a nossa alma. Ela julga a nossa vida, ela endireita a nossa caminhada. Foi com a Palavra que Jesus combateu as tentações.
Jejum bom, jejum certo e Palavra de Deus: um excelente compromisso para a quaresma.

Amem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário