sexta-feira, 21 de março de 2014

Seminário “Sagrada Família” completa 5 anos de inaugurado




Seminário “Sagrada Família” completa 5 anos de inaugurado

Há 21 de março de 2009 era inaugurado o Seminário da Diocese de Serrinha com o nome de “Sagrada Família”. Mas já em 2008 os seminaristas passaram a morar no Seminário, mesmo quando ainda estava em obras. Todos os seminaristas, no tempo da construção, também ajudavam aplicando rejunte, pintando, carregando areia para preparar o terreno para plantar a grama. Toda a grama do seminário foi plantada pelos seminaristas. Ainda hoje, a maior parte da manutenção da casa é feita pelos seminaristas.
Na sua homilia, refletindo a partir do evangelho do dia (Mt 21,33-46), dom Ottorino dizia que “hoje Jesus continua entregando sua vinha a vinhateiros. E é por isso que a Igreja segue abrindo Seminários desde o tempo de São Carlos Borromeu (que construiu o primeiro Seminário), para formar esses vinhateiros”. Na sua fala, dizia que os seminaristas não podem ser como os vinhateiros de que fala o Evangelho, mas vinhateiros novos para tempos novos. Dom Ottorino perguntava aos seminaristas eles estavam se preparando bem para cuidar da Vinha do Senhor, para corresponder com a Nova Evangelização. Dizia o bispo: “é séria esta preparação, deve ser muito séria”! Citando o Papa Francisco, dom Ottorino falava que, alguns dias atrás, o Pontífice chamava a atenção dos padres que ficam pensando em si mesmo, no seu bem-estar, na folga que querem para si, e acabam se esquecendo do serviço ao povo de Deus. Neste sentido, alertou aos seminaristas para acolherem as orientações daquele que é o Sucessor de Pedro.

Falando sobre o Seminário, dom Ottorino, dizia que além de ser um lugar, um espaço, um tempo de formação, “é uma situação de vida”. “Quem entra no Seminário, entra para viver uma nova situação de vida, um novo modo de ser e de crescer”. O bispo falava para os seminaristas de toda Província Eclesiástica, presentes na missa, que já tinha construído 4 Seminários aqui no Brasil. Os outros três foram para sua Congregação. Ponderava que o maior trabalho não é a construção de uma Casa Formativa, mas construir verdadeiros vinhateiros para Vinha do Senhor.


Um dos principais objetivos que o seminarista deve ter é a busca do exercício da oração, alertou dom Ottorino.  Disse ainda que, no tempo de formação, todas as dimensões são fundamentais, mas se falta a espiritual, que é aquela dimensão que possibilita ao discípulo-vocacionado uma íntima relação com Jesus, de nada serve a caminhada. Concluiu sua homilia dizendo que a “formação no Seminário deve estar à altura das exigências do tempo atual, pois são vários os desafios que os futuros padres têm que enfrentar nos dias de hoje”.







Nenhum comentário:

Postar um comentário