quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

SÍNODO DIOCESANO: Caminhar Juntos


CONVERSÃO PASTORAL NA DIOCESE DE SERRINHA-BA

Visita Pastoral de dom Ottorino em Barrocas-Ba


Impressionante como a Diocese de Serrinha está em sintonia com o pensamento do Papa Francisco. Desde o início da Visita Pastoral de Dom Ottorino em todas as Comunidades da Diocese já se mostrava um forte apelo de mudança pastoral. A Visita Pastoral foi um fator importante para ter uma ideia de como estão as comunidades, as pastorais e movimentos.
A palavra que a Igreja está vivendo e revendo nos últimos tempos, nas últimas décadas é EVANGELIZAÇÃO; para tal coisa acontecer é necessário mudar algumas atitudes que não influenciam mais nos dias de hoje.
A América Latina com os seus Bispos sempre se preocupou em dar uma resposta ao momento de desânimo por parte dos fiéis que deixam a Igreja e não mais vive a experiência de Cristo. O ponto de partida para reflexão pastoral da Igreja tem sido o Documento de Aparecida. O pedido é: mudar as estruturas para uma Nova Evangelização! O Papa Francisco quando escreve a sua Exortação Apostólica sobre o Anúncio do Evangelho no Mundo Atual, EVANGELII GAUDIUM, a Alegria do Evangelho, deseja uma Igreja para o presente e para o futuro com características de saída. Ao escrever a Exortação, faz citando o Documento de Aparecida e suas linhas principais de “conversão pastoral”.  Aqui é que entra a Diocese de Serrinha em comunhão com o pensamento do Papa, pois estamos vivendo uma experiência forte de “Conversão Pastoral” com o SÍNODO DIOCESANO. É como se Dom Ottorino e Francisco conversassem antes de traçar o plano pastoral para a Igreja, um para a Igreja Particular – Diocese – outro para a Igreja Universal. Isto é comunhão!
Para Dom Ottorino, a intenção do Sínodo é “caminhar na mesma direção, com o objetivo da Nova Evangelização”. E o papa Francisco, na Exortação diz: “dirigir-me aos fiéis cristãos a fim de os convidar para uma nova etapa evangelizadora marcada por esta alegria e indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos.” Temos a certeza de que, com a Visita Pastoral, com o SÍNODO Diocesano e com os trabalhos pastorais dos Padres nas Paróquias, estamos no caminho certo para uma Nova Evangelização.
O momento forte da Igreja de anunciar o evangelho é este! O momento é de “conversão pastoral”, de “apelo à renovação”, de a Igreja “aprofundar a consciência de si mesma” para não perder o foco principal: Anunciar o Evangelho a todas as Nações!

Como cristão católico, que contribuição posso oferecer para que o SÍNODO aconteça como deve acontecer? Na Paróquia que participo, 
na comunidade, na pastoral, nos grupos e movimentos, a participação é fundamental, pois SÍNODO significa: “Caminhar juntos”.

Foto/ Diocese de Serrinha/facebook




Nenhum comentário:

Postar um comentário