sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O chamado é Deus quem faz

É Deus quem chama

A vocação é um dom de Deus! Pois é Ele quem chama! Este chamado, Deus o faz de várias formas e a quem ele desejar. O dom de servir numa vocação específica é um ato de amor, pois comporta certo tipo de sacrifício.
Antes de tudo, devemos saber que o primeiro chamado que Deus fez foi à vida, à existência humana. Depois um chamado para cuidar bem das coisas criadas. Com Adão e Eva, homem e mulher foram feitos um para o outro para constituir a família. Com o passar do tempo, o homem, por ocasião do pecado, foi se esquecendo de Deus. Porém, o Pai, mais uma vez, chama aqueles que Ele quer para guiar um povo; para conduzir um povo escolhido e consagrado para uma terra desconhecida.
No Antigo Testamento, temos vários exemplos de vocacionados: Adão e Eva, Noé, Abraão, Isaac e Jacó, Moisés, Josué, os profetas, os reis, os sacerdotes, etc; são vários os testemunhos que dispomos na Bíblia. Vemos no Novo Testamento vários exemplos de vocações: os Apóstolos, os discípulos, os diáconos (At 6,3-5), os celibatários que surgem com o conselho que Paulo dá de ficar solteiros (1Cor 7,7-8).
Com o passar do tempo e o  cristianismo crescendo pelo mundo inteiro, vão aparecendo conforme a necessidade outras vocações: os bispos já existiam com a sucessão apostólica, os presbíteros como assistentes dos bispos e os diáconos para a caridade; os monges e as monjas, os frades e as freiras. São homens e mulheres que decidem ficar solteiros para seguir e servir mais de perto a Cristo.
Hoje, por obra do Espírito Santo, surgem na Igreja os consagrados e consagradas numa comunidade de vida específica, podem ser celibatários ou não. Diante de tudo isso, devemos ter presente que não é a pessoa que chama a si mesma, mas é Cristo quem chama aqueles que ele mesmo quer (Mc 3,13). Este chamado que Cristo faz à pessoa para o serviço ao próximo na Igreja é um serviço de amor do homem ao próprio homem.



Logo, cabe a cada batizado descobrir sua vocação e missão para que o Reino de Deus seja anunciado. O jovem deve acreditar no chamado que Deus o faz e doar sua vida a Cristo para que o Evangelho seja difundido nos corações dos homens. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário