quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Uma reflexão sobre a Primeira argumentação de São Paulo na ICor 1,17-31

AQUELES QUE SÃO ESCOLHIDOS POR DEUS

Imagem de São Paulo na Basílica de São Paulo fora dos muros - Roma
Primeira argumentação: Cristo crucificado: 1,17 – 31.
Cristo envia primeiro para anunciar e não batizar; o sacramento vem depois, pois é uma adesão à Cristo. O anúncio vem primeiro. A pregação deve ser conforme o conteúdo, não precisa usar da arte da retórica humana para convencer as pessoas 1,17; 2,1ss; neste sentido, a linguagem deve ser acessível ao povo e às suas necessidades sem diminuir em nada o mistério de Cristo crucificado. Pois o poder vem de Deus: 2,4 Espírito e poder – δύναμιν – dínamis. Poder de Deus. A pregação não pode ter influência puramente humana. Deve ter o olhar para o alto, para cruz que é loucura 1,18. A palavra da cruz é loucura. Para os que se perdem. Para nós os cristãos é uma Palavra de vida. De salvação. Paulo argumenta sempre por contra oposição. São Paulo era um homem sábio e sua sabedoria humana foi uma base para a sabedoria divina. Ele fala contrapondo: a sabedoria do mundo e a de Deus; entre a loucura do homem e a de Deus.
ICor 1,21 Deus confunde a sabedoria deste mundo; a sabedoria do homem não conheceu Deus na sabedoria de Deus. Através da criatura, Deus se revela e o homem pode conhecer a Deus. Mas, por meio da sabedoria o homem não quis conhecer a Deus. O homem não teve vontade. Mesmo tendo a inteligência, porém, a vontade disse não. Daí que a pregação da Cruz é uma loucura, visto que: judeu e grego (...) um pede sinal outro quer sabedoria (1,24). Paulo, porém, anuncia Cristo – escândalos para os judeus e loucura para os gentios. Cristo, para os que são chamados [1,26] (nós) é poder de Deus e sabedoria de Deus. Portanto, a cruz é loucura de Deus que é mais sábio que a sabedoria dos homens; e a fraqueza de Deus – a cruz – é mais forte do que os homens. Logo, pela cruz, Deus confunde os sábios e os fortes deste mundo.
ICor 1,26 – devemos ver a vocação (τὴν κλῆσιν – que quer dizer chamado, convite) a qual fomos chamados: não muito sábios, nem muitos ricos, nenhum de família prestigiosa, mas temos a certeza de que fomos chamados por Cristo. O que é loucura para o mundo, o que é humilde, o que é desprezível aos olhos da sociedade, Deus fez sabedoria e quis para confundir o mundo. A secularização do clero em oposição à fé do povo. O que é fraqueza no mundo (os pobres com sua fé), Deus quis para confundir os ricos, e dentro desses ricos está o clero também 1,27. O que não é, Deus escolheu para confundir o que é. A comunidade que é formada por pessoas simples, pessoas humildes, não existe para a sociedade; estes são escolhidos para confundir aqueles que se dizem ser alguma coisa. Somos alguma coisa em Cristo Jesus 1,30a, na verdade, o termo grego αὐτοῦ δὲ ὑμεῖς ἐστε ἐν Χριστῷ Ἰησοῦ - somos posse de Cristo, e ele nos comprou doando o seu sangue na cruz. A frase: ὑμεῖς ἐστε ἐν Χριστῷ Ἰησοῦ - “você é em Cristo Jesus” – ou seja, somos alguma coisa hoje porque Cristo nos resgatou redimindo-nos. Existimos em Cristo, na comunidade. É Cristo que faz nascer de novo as pessoas que não são. Do não ser ao ser. É a dignidade de filho de Deus. Em Cristo sou filho no Filho. E a vida do cristão deve ter as mesmas coordenadas da cruz. É por Deus que somos em Cristo. A nossa sabedoria vem do alto, de Deus, e não da carne. Em Cristo fomos justificados, santificados e redimido. Paulo dirige-se a várias comunidades chamando os irmãos de santos ou santificados (cf. 1,2). É Deus quem quer que sua Igreja seja santa. 1,30 - A santidade agora não é dada mais por regra como no AT, mas por Cristo crucificado que dá a vida pelas vidas humanas. Jesus é o redentor: ἀπολύτρωσις: redenção, resgate pleno, alívio para o homem. E a redenção do homem é para glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário