domingo, 28 de junho de 2020

SOCIOLOGIA E O SENTIDO DO SER NA SOCIEDADE BRASILEIRA HOJE




Estamos vivendo um tempo especial hoje em pleno século 21. A sociedade é a mesma de sempre: conflitos familiares, conflitos nas ruas entre as pessoas, roubos, assassinatos, confusões, e badernas, caos. Tudo isso podemos dizer que são conflitos pesados e negativos. Mas não temos somente isso! Temos coisa boa também: solidariedade entre as pessoas, caridade institucional, unidade e vivência familiar, fé e religiosidade. 
A sociedade não está somente doente. Mesmo em meio a várias crises é possível viver e SER neste emaranhado de conflituosidade. A arte de viver e viver em sociedade vem se firmando a muito tempo. Desde a antiguidade as pessoas se agrupam em pequenos grupo para viver bem. É quando nos juntamos que descobrimos que somos perigosos para os outros. Interessante este fato. Aonde começa um conflito? Aonde tem mais de uma pessoa, aí começa o conflito. Mas como já vimos... O ser humano não é somente conflito. É benefício também. É quando se junta que se protegem uns aos outros.
E a sociedade hoje, como ela está? E as pessoas, como elas estão? Como nos concebemos hoje e de forma especial numa pandemia viral que mata? Neste sentido queremos dizer que somos seres humanos construtores da realidade sustentável. Somos seres responsáveis que colabora, cada um a seu modo, por uma sociedade melhor. Sendo um ser aí, nós devemos dar sentido à nossa vida! Qual é o sentido de ser na sociedade? Ser, significa aqui viver bem em todos os âmbitos. Quando o homem e  mulher não vivem bem se instala uma crise. A grande questão que podemos levantar é sobre a pessoa humana: o homem, quem ele é? Por que o ser humano é débil e fraco a tal ponto de não ser o tanto que deveria ser?
Quando conhecemos o homem sabemos aonde ele pode chegar. Comecemos por nos conhecer a nós mesmos. Conhecendo quem somos podemos saber como se comportar na sociedade, sabemos nossas fraquezas e sabemos nossas qualidades. Estamos no momento mais importante da nossa história: revelar para nós mesmos que podemos nos ressignificar dando sentido ao que estamos vivendo.